sábado, 2 de setembro de 2017

Leo Lima celebra 20 anos de arte e apresenta Proposições de um Imaginário, no Espaço Cultural Correios Fortaleza

Mostra abstrata tem visitação gratuita e fica em cartaz de 30 de junho a 8 de setembro 2017

A partir de 30 de junho a exposição “Leo Lima: Proposições de um Imaginário” apresenta os resultados da mais recente produção do artista visual Leo Lima, com obras abstratas que resultam de pesquisa sobre uma nova construção visual de pintura em tela, com destaque para o uso de tintas a óleo e spray. A mostra, que celebra os 20 anos de carreira do artista, fica em cartaz até 8 de setembro, no Espaço Cultural Correios Fortaleza.
Leo Lima expõe obras que se apropriam das relações líricas entre cores, linhas e superfícies sobrepostas para alimentar e inspirar a criação de um trabalho que entrega ao espectador um instigante jogo com formas orgânicas e cores vibrantes.
São 17 obras de pintura em tela, tendo como base o uso de tinta a óleo submetida a intervenções com stencil e tinta em spray, um recurso muito utilizado nas produções da arte urbana. A conexão dessas técnicas promove nas imagens uma nova forma de apresentar a pintura em tela com efeitos luminosos e suas possibilidades de sombra, proporcionando diversos graus de profundidade e transmitindo ao espectador uma liberdade de leitura e reinterpretação da imagem.
Há entre Leo Lima e a pintura uma relação baseada no experimentar - própria daqueles que possuem dimensão poética - quer seja construída no improviso das pinceladas rápidas, registrando movimentos como se fossem feixes de luz, ou nos diversos ritmos utilizados no seu processo de criação. Sendo possível, assim, evidenciar toda a dinâmica e a maturidade do artista.
Através da utilização de diversos objetos como suporte para adquirir os volumes necessários nas obras, Leo Lima promove nas imagens a percepção de que seus elementos parecem flutuar entre si, revelando a dedicação e a profundidade da pesquisa artística. É a partir da articulação dessas obras com o espaço expositivo que se torna possível traduzir tudo em diálogos subjetivos, onde se constrói plataformas imaginárias para novas perspectivas visuais, quer sejam individuais ou coletivas.
Leo Lima nasceu em Fortaleza (CE), em 1977, numa década em que havia um movimento de liberdade em muitas categorias das artes. No decorrer de sua vida, principalmente sob influência do trabalho de seu pai como artista, consolidou o crescimento e amadurecimento de uma poética pessoal na pintura.
Desenvolve trabalhos em diversas instituições, atuando como professor com ênfase em desenho e pintura, envolvendo os mais variados públicos desde crianças a idosos. Estudou Artes Plásticas na UECE e hoje Artes Visuais no IFCE.
Teve em sua trajetória como artista a realização de muitas exposições de suas pinturas, inicialmente com linguagens variadas e em seguida com temáticas espiritualistas, fundamentado em literaturas intrínsecas.
Dentre os diversos locais escolhidos para exibição dos seus trabalhos estiveram: BNB, CDL, Correios, CRC, Estoril, FGF, FOR Air, Receita Federal, SESC, SESI, Teatro J.A., Teatro L.M.F. O reconhecimento de todo esse repertório transpôs barreiras geográficas e atualmente suas obras são comercializadas na galeria Simart AS em Alesund-Noruega.

AS OBRAS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS A VENDA.


Q01 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 50x70cm
Q02 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 70x50cm
Q03 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 70cm
Q04 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 60x80cm
Q05 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 80x60cm
Q06 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 60x100cm
Q07 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 50x70cm
Q08 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 100x100cm
Q09 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 60x80cm
Q10 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 60x80cm
Q11 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 100x100cm
Q12 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 80x60cm
Q13 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 60x100cm
Q14 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 50x80cm
Q15 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 50x70cm
Q16 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 100x40cm
Q17 - Leo Lima - Título: Abstrato - Técnica: Mista - Dimensão: 60x40cm